Instalação do Java em ambiente Windows

Java Logo

Olá pessoal, recentemente fui “forçado” a formatar meu notebook, pois estava uma zona (literalmente). Mas o problema de formatar é instalar e configurar todos os seus programas novamente. Eu sei que existem softwares que facilitam este processo para você, como por exemplo o Norton Ghost, mas eu nunca cheguei à usá-los. Bom, este não é o foco que quero chegar, mas sim a instalação e configuração do Java.

Venho trabalhando com Java desde o final do ano de 2009, ou seja, um pouco mais de 2 anos e posso afirmar que é uma excelente plataforma de desenvolvimento, inclusive para aplicações web, onde trabalho muito com o framework Struts 1.x (sim, o antigo mesmo), mas pretendo começar em breve a brincar com JSF 2.x. Bom, não quero entrar no detalhe dos frameworks ou sobre desenvolvimento web neste post. O que eu quero é mostrar como instalar e configurar o Java para começarmos a brincar com ele.

Bom, para instalar o Java em ambiente Windows, você deve baixar os arquivos de instalação no próprio site da Oracle. Mas, antes de mais nada, o que significa essas siglas JVM, JRE e JDK?

  • JVM é a apenas a máquina virtual do Java (Java Virtual Machine), não existe o download somente dela.
  • JRE é o ambiente de execução do Java (Java Runtime Environment) e é formado pela JVM e bibliotecas, ou seja, tudo que você precisa para executar uma aplicação Java.
  • JDK é o kit de desenvolvimento do Java (Java Development Kit).

Para desenvolvimento precisamos apenas baixar o JDK, pois nele já vem incluso o JRE. Neste caso, iremos baixar a versão mais atual, o Java SE Development Kit 7u3 e para isto você deve aceitar os termos de licença e escolher a versão apropriada para seu sistema operacional, no caso Windows x64 (jdk-7u3-windows-x64.exe).

Após o download concluído, basta executar a instalação (Next, Next, Next…). Ele irá instalar o JDK, depois o JRE e, caso deseje, ela irá instalar o JavaFX também (este eu cancelei, pois não me interessa no momento).

Agora precisamos configurar apenas algumas variáveis de ambiente! E para isto, entre nas Propriedades do sistema (geralmente localizada na Propriedades do botão direito do Meu Computador) e na aba Avançado, clique no botão Variáveis de Ambiente. Nesta tela você encontra dois tipos de variáveis de ambiente: as do usuário corrente (na parte de cima) e as variáveis do computador (na parte de baixo). Vamos adicionar uma nova variável de ambiente do computador, ou seja, clique no botão Nova da parte de baixo. No campo Nome da variável digite JAVA_INSTALL_PATH e em Valor da variável digite o caminho da instalação Java, no caso “C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03” e clique em OK.

Agora, vamos adicionar outra variável de ambiente do computador, mas desta vez chamada CLASSPATH e com o valor “.” (só um ponto). E por fim, vamos alterar o valor da variável Path, mas tome cuidado agora para não apagar nada! Selecione a variável Path e clique em Alterar, digite no final do valor “;%JAVA_INSTALL_PATH%\bin” (não se esqueça do ponto-e-vírgula, assim você está adicionando mais um caminho à sua variável Path).

Para finalizar, basta abrir o prompt de comando e testar se está tudo instalado corretamente. Abra o prompt e digite javac -version. O comando deve mostrar a versão do compilador Java, no caso deverá retornar javac 1.7.0_03. Caso isso não aconteça, verifique se fez todos os passos corretamente!

E é isso! Agora, você tem o Java instalado e configurado em sua máquina!
Bons códigos!

Fonte: Apostila do curso FJ-11 da Caelum

4 comentários sobre “Instalação do Java em ambiente Windows

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s