Iniciando um Projeto Delphi com Git

delphi_git_capa

Voltei! E o primeiro assunto que gostaria de abordar é sobre como iniciar um projeto Delphi usando o controlador de versão Git. Se você não possui nenhum tipo de controle de versão em seus projetos, recomendo fortemente que pare agora o que está fazendo e adote um! 🙂

Sério! Por muito tempo, controlei as versões dos meus projetos pessoais na base do Ctrl+C e Ctrl+V na pasta do projeto e renomeando para, por exemplo, “Projeto_20160119” onde, 20160119 é o ano, mês e dia, um serviço totalmente amador e total sujeito à falhas e perdas de código, isso sem falar que é praticamente impossível trabalhar com outra pessoa no projeto. Foi aí que conheci o Git e não consigo mais viver sem (nem sei como conseguia trabalhar de outra forma). Ele parece um bicho de sete-cabeças no começo, mas depois que pega o jeito do básico e se apaixona, confesso que tenho muito o que aprender e apanho direto dele, mas não tenho como ficar sem, ferramenta ESSENCIAL!

Pensando nisso, quando voltei a brincar com uns projetos em Delphi, percebi que não estava legal simplesmente dar um git-init no projeto, pois o Delphi gera muitos arquivos temporários (*.~*) que não tem necessidade de controlar suas versões e outra coisa também é que controlamos apenas códigos fontes, então arquivos compilados (*.dcu e *.exe) também deverão ser ignorados. E para dizer ao Git que não precisa controlar tal arquivo, você tem que configurar um arquivo chamado .gitignore!

Bom, supondo que a estrutura do projeto esteja distribuída da seguinte forma:

/pasta_do_projeto
/pasta_do_projeto/src/*.*
/pasta_do_projeto/Projeto.exe

Onde todo o código fonte estaria dentro da pasta src, deixando apenas o .exe na raíz do projeto, uma sugestão para o conteúdo do arquivo .gitignore seria o seguinte:

src/*.~*
src/*.dcu
*.exe
  • A linha src/*.~* irá fazer que o Git ignore todos os arquivos temporários gerados pelo Delphi;
  • A linha src/*.dcu serve para ignorar as units compiladas (tem gente que prefere colocá-las em uma pasta separada, vai do gosto).
  • E por fim a linha *.exe irá ignorar o executável gerado na raíz do projeto, bem simples!

Esta foi uma solução encontrada para um projeto feito em Delphi 7 ainda, sendo assim para outras versões, recomendo dar uma olhada neste exemplo de .gitignore do próprio GitHub.

Criando o .gitignore no Windows

Se estiver com dificuldades de criar um arquivo .gitignore no Windows, recomendo fazer através de linhas de comando na própria Bash do Git, pois o Windows não permite a criação de um arquivo sem nome. Sendo assim, execute os seguintes comandos:

cd pasta_do_projeto
vim .gitignore

Ao abrir o Vim, aperte a tecla i para começar a editar o arquivo, digite o conteúdo e aperte <Esc>, depois digite :wq e <Enter> para salvar e pronto! 🙂

Agora seu projeto Delphi estará otimizado com Git e pronto para ser iniciado!

Criei um aplicativo demonstrativo e subi no GitHub para quem tiver interesse. Até a próxima! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s